segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Conhecendo Harry (Parte III) ... e o Prisioneiro de Askaban



Acho muito difícil que algum dos outros livros da série seja tão com quanto esse! Talvez seja porque acompanhar a evolução e o crescimento físico e emocional dos personagens, geralmente emociona e nos envolve bastante.

Devo dizer que é impossível não chegar a este ponto tendo a sensação de que conhecemos todos os personagens da trama, tamanha é a delicadeza, a riqueza de detalhes e a aproximação entre obra e leitores estabelecida pela autora.

Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, nos emociona tanto porque a todo tempo nos fala sobre família e sobre o impacto que o amor tem em nossas vidas. Nossa força e nossa vontade de nos superar está muito ligada a nos sentimos amados.

Vemos o bruxo partir de uma criança triste e sem amor, para um adolescente que se sente amado por seus pais mesmo depois da morte deles.

A amizade entre Harry, Rony e Hermione, é absolutamente linda e tocante!

A sinopse é a seguinte: 
Após uma briga na casa dos Dursley, Harry perde a paciência e faz um feitiço que transforma a tia Guida (irmã do tio Valter) em um balão. Irritado, o garoto pega as suas coisas e sai pela rua tentando fugir da maldade que o cerca naquela família. 

Sem rumo e ciente de que não poderá voltar para Hogwarts por ter realizado magia fora da escola, Harry fica pela rua escura e leva um grande susto após dar de cara com uma criatura assustadora. Mas logo o Nôitibus aparece e o resgata!

Nôitibus é um transporte de emergência para bruxos perdidos. Dentro do ônibus, que realiza uma viagem assustadoramente perigosa, Harry descobre que existe um fugitivo de Askaban. 
Sirius Black era um prisioneiro da prisão de Askaban, guardada por Dementadores e com a fama de um lugar assombroso e enlouquecedor. Sem julgamento, ele foi acusado de matar 13 pessoas e ser um partidário de Voldemort. 

Em Hogwarts, o clima é de tensão! Os Dementadores estão pela escola para tentar capturar Sirius que aparentemente está atrás de Harry para fazer o serviço de Voldemort não concluiu. 
O novo professor de Arte das Trevas, professor Lupin, ensina Harry a enfrentar os Dementadores que são criaturas que mexem profundamente com o menino. 

Nessa aventura, o medo é posto em evidência. Podemos entender que para combate-lo precisamos nos lembrar dos motivos que nos fazem caminhar. Dos que nos dão força para seguir e para enfrentar esses obstáculos que só servem para nos deixar cada dia mais preparados para os desafios.
Harry tem mais contado com a história de seus pais e ganha mais um objeto da juventude de Tiago Potter, o mapa do maroto. 

Esse livro foi de todos até agora, o mais emocionante! Desperta nos leitores uma profunda identificação com Harry e uma sensação de cumplicidade com o sofrimento do bruxo adolescente. 
É preciso frisar que o final é espetacular! A dose certa entre suspense, drama e aventura. Como sempre, a autora costura perfeitamente o enredo com o final fazendo com que terminamos a leitura ainda mais conectados com as aventuras desse bruxinho que estamos vendo crescer nas páginas que devoramos. Suas angústias e frustrações são dividas conosco e nos sentimos como parte de tudo aquilo.

Assim, este livro é considerado por muitos como o preferido da série. 
P.S: O filme é o primeiro da Saga que percebemos muitas mudanças na adaptação. Nada que estrague a história, muitas pessoas que não leram o livro consideram que este seja o melhor filme da série. Mas com certeza é o primeiro que nos sentimos tentados a fazer algum tipo de comparação e nos incomodamos um pouco, ainda mais depois de vermos A Pedra Filosofal e a Câmara Secreta serem tão bem adaptados, ficamos um pouquinho frustrados! Bem pouquinho, quase nada!

Estou me deliciando com esse desafio! Conhecer Harry Potter, com certeza foi uma das melhores escolhas literárias do ano. (Dito por alguém que também ama Dostoiévski) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário