quinta-feira, 21 de julho de 2016

Stranger Things: a série que diz muito mais do que aparenta dizer.

Impossível não maratonar essa série fofa e incrível que a Netflix fez o favor de nos presentear esta semana. Para os saudosistas, apaixonados pelos filmes dos anos 80, a série é praticamente um abraço quentinho e um beijo na testa. Temos objetos antigos, fotografia amarelada e a fonte utilizadas na ficha técnica e no slogan da série, ferramentas que nos fazem viajar no tempo. 



Enquanto você a assiste, vai se lembrar de Clube dos Cinco, Os Goonies, Poltergeist, E.T e diversas outras obras cinematográficas inesquecíveis.
A sinopse é simples. Basta dar uma busca no google que você vai encontrar vários sites e blogs falando sobre isso. Um grupo de meninos, um deles desaparece e os outros tentam desvendar esse mistério. A cada episódio você vai se questionando se a série fala sobre alienígenas, espíritos ou universos paralelos, mas não se prenda apenas a isso. Essa série fala sobre família, relações e amizade, ou ainda, o "Mundo Invertido" que as pessoas andam vivendo. 
Logo aos trinta e poucos minutos do primeiro episódio é possível perceber o que tudo aquilo estava dizendo. 
Na cena do jantar em que a família de Mike fala sobre o desaparecimento de Will, percebemos que o jogo de câmeras aponta para a falta de conexão entre eles. Só existe enquadramento de todos para mostrar como cada um olha para o seu prato, ou seja, para o seu mundo, e quando o pai é deixado sozinho degustando de sua comida que parecia ser a única coisa que importava para ele naquele momento. 



Ao decorrer da série, fica mais claro que ali ninguém se ouve, todos mentem e ninguém se preocupa com o outro. Cada um está preocupado demais com seus problemas, mergulhado em seu próprio universo. Aqueles pais não percebem tudo o que está acontecendo em sua casa.
A família de Will aponta para as mesmas falhas. 
Uma mãe que só percebe o desaparecimento do filho ao amanhecer, porque estava ocupada trabalhando para sustentar sua família. 
O irmão mais velho, que deveria estar em casa, mas não estava porque também estava trabalhando.
Se olharmos por esse lado, entendemos qual é a mensagem principal da série. Estamos todos caminhando para um lugar sombrio, onde o mundo próprio é a única coisa que importa e não conseguimos ouvir nem olhar o que acontece ao nosso redor. Estamos tão ocupados com nossos problemas, que não nos importa nada sobre o outro. Estamos caminhando para um mundo de monstros, um mundo turvo e repleto de escuridão e devemos encontrar o caminho de volta, olharmos com cuidado e sensibilidade para as pessoas que amamos, ouvir o que elas têm a dizer, sentir o que elas sentem e degustar dos momentos que transformam cada um em uma pessoa única e inesquecível! 



Fazia tempo que não assistia a uma série tão gostosa e marcante!
Corre lá e assista também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário