sábado, 19 de dezembro de 2015

Os melhores de 2015 (Livros)

Oi, Pessoal! Tudo certinho!? Espero que sim!
Quero dividir com vocês os melhores livros que li em 2015.
E que essa listinha sirva de inspiração para as leituras dessas férias. Vocês não vão se arrepender!!!



Top 10 - A Ilha Sob o Mar - Isabel Allende
Através de encontros, desencontros e descobertas, conhecemos a história de Teté e mergulhamos na história de povos marcados pela escravidão.
O livro retrata a sociedade e suas éticas tão absurdas, onde o amor é condenado e a maldade banalizada e tratada de forma natural.
Escravidão, abuso sexual e incestos são temas que promovem uma reflexão através de uma narrativa doce e eficaz que vagueia entre um narrador e os depoimentos de Teté.
A autora nos sequestra de tal maneira, que em vários momentos esquecemos que estamos lendo e nos sentimos viajando no tempo e assistindo dos céus essas mazelas humanas que marcaram nossa história e que lutamos contra seu legado até hoje.
Resenha Completa Aqui.

Top 09 - Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
Alice No País das Maravilhas completou 150 anos em 2015. E o mais interessante é que Alice no país das maravilhas é um livro incrível para qualquer idade. Uma leitura leve e repleta de significados escondidos em uma narrativa doce e envolvente.

Top 08 - O Palácio de Inverno - John Boyne
As reflexões de Geórgui são um deleite para nossa sede de conhecimento!
Analisando sua vida, às vésperas de perder seu grande amor, ele nos sugere um mergulho na história da Rússia, na época do csar Nicolau II e da Revolução que derrubou o regime autocrata no país, levando Lênin, com seu Partido Bolchevique, ao poder.
A vida de Geórgui começa a ser narrada em 1981, quando ele está idoso e prestes a perder sua esposa. Suas lembranças começam em 1915, aos seus 16 anos, quando ele era apenas um adolescente pobre que vivia no povoado de Cáchin.
Resenha Completa Aqui.

Top 07 - Lolita - Vladmir Nabocov
A história é maçante e com certeza me despertou muito nojo. Fiquei a todo tempo tentando chegar até a parte que se caracterizava como uma história de amor. Mas não, Lolita trata-se de um mergulho na insanidade, uma tortura!
Resenha Completa Aqui

Top 06 - Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
Apesar da intensidade dessa leitura, não é daquelas que acontece muita coisa! As conversas entre os personagens, são muito mais valiosas do que suas ações. Uma leitura indispensável, intensa e altamente perigosa, porque nos mostra o poder dos livros e o como eles podem ser uma chama de calor em mentes congeladas pelo senso comum.
Resenha Completa Aqui

Top 05 - Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Considero uma leitura indispensável para quem deseja avaliar-se e reconhecer suas fraqueza, para aqueles que acreditam que nos basta viver de presente e sermos alimentados pelo futuro. Porque em Admirável Mundo Novo, percebemos que nossa evolução precisa ter olhos para o passado e nossas éticas podem ser sutilmente manipuladas até que não saberemos mais quem realmente somos e corremos o risco de acordarmos de um delírio de SOMA em um mundo completamente novo com um tipo de civilização tóxica para nossas características tão humanas!
Resenha Completa Aqui

Top 04 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
A leitura nos mostra como governo, religião, cultura e drogas, tentam aprisionar nossos monstros, são ferramentas para opressão, fuga da realidade, lavagem cerebral e dominação.
Como seres humanos, possuímos uma cota de impulsos agressivos, que precisamos aprender a abrir mão deles para podermos ser inseridos na cultura. As Instituições existem como forma de controle que de nada mais servem além de dominar nosso instinto agressivo, privando-nos do direito de escolha e de análise crítica sobre nós mesmos.
Resenha Completa Aqui

Top 03 - Memórias do Subsolo - Fiédor Dostoiévski
Trata-se de uma novela. Um texto curto, bem estruturado e dividido em 2 partes. Na primeira parte, que é chamada de “O Subsolo”, mergulhamos destemidamente no universo de um homem das sombras, aquele que se recusa a aceitar toda a hipocrisia da sociedade.
Admirador da humanidade, porém que abomina seu lado sombrio, o narrador-personagem não nos diz o seu nome, porque diz que aqueles escritos serão apenas um desabafo.
Resenha Completa Aqui

Top 02 - A Terra Inteira e o Céu Infinito - Ruth Ozeki
Suicídio, bullying, depressão, prostituição, guerras... todas as principais monstruosidades humanas juntas, nos sendo apresentadas de forma leve, nos fazendo questionar a verdadeira dimensão dos nossos sofrimentos individuais!
Com colheradas caprichadas de ensinamentos budistas, somos testados e vemos alguns pedaços nossos caindo a nossa volta durante essa leitura!
A Terra Inteira e o Céu Infinito, é um livro diferente, envolvente que desde a primeira linha já te captura para dentro da história nos deixando com os olhos marejados e coração apertado.
Resenha Completa Aqui

Top 01 - O Mágico de Oz -  L. Frank Baum
O Mágico de Oz é uma alegoria que trata do populismo e sobre o novo momento financeiro dos Estados Unidos naquela época. É uma leitura profunda que mexe com nossa consciência política e nossos valores como cidadãos, mas não sinto-me com competência para falar sobre esse assunto, por isso, vou aprofundar-me nos sentimentos que foram despertados com essa leitura.
Resenha Completa Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário