terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Os Melhores de 2015 (Filmes)

O Poderoso Chefão I, II, e III

Dividido em 3 partes, esse clássico é sim tudo o que dizem! Um dos melhores filmes da história, O Poderoso Chefão nos emociona a todo tempo, não apenas pelo enredo e pelas nuances que mesclam delicadeza e violência, mas pela trilha sonora envolvente, uma fotografia impecável, cenas inesquecíveis e interpretações memoráveis.
No dia 15 de março de 1972, o filme é lançado e logo vira um verdadeiro sucesso! O que pouca gente sabia era de todo o trabalho que estava por trás da obra.
Francis Coppola tinha seus 33 anos e não era nada famoso. Com um orçamento inicial de 2,5 milhões de dólares, o diretor começou a devorar o livro de Mario Puzo para adaptá-lo para o cinema. Originalmente, na obra literária de Puzo, a obra se passa em 1940 e 1950, porém os produtores do filme queriam deixá-lo mais barato e sugeriam que a adaptação ganhasse uma outra passagem de tempo que seria 1970, mas Coppola percebeu o tamanho do sucesso que o livro estava tendo e conseguiu convencer a Paramount de fazer o filme nas décadas originais.
Algumas outras batalhas foram travadas pelo diretor, começando pela sua escolha por Marlon Brando para interpretar Don Corleone. O ator não estava em sua melhor fase e era considerado problemático. Vencida essa etapa surge um rosto que Coppola decide brigar com unhas e dentes para que seja o filho de Vito Corleone, Michael deveria ser interpretado pelo ator desconhecido que até então trabalhava apenas no teatro, Al Pacino.
Diversos testes foram feitos com outros atores para o papel de Michael, entre eles os atores Robert de Niro e James Caan e acabaram interpretando respectivamente, Don Corleone na juventude no filme III e Sonny Corleone (irmão de Michael) no filme I.
Finalmente Francis Coppola consegue a aprovação dos produtores para que Al Pacino seja Michael, porém, ainda precisava reajustar sua equipe e depois que o fez, conseguiu rodar cenas tão boas que o orçamento já havia chegado a 6,5 milhões de dólares.




Laranja Mecânica
Dirigido, produzido e escrito por Stanley Kubrick, a adaptação do livro homônimo de Anthony Burgees, foi lançada em 1971 e estrelada por Malcolm McDowell no papel de Alex.
Essa ficção científica com o título original "A Clockwork Orange", possui 2 horas e 16 minutos de duração.
Apesar de ter levado o Oscar em 1972 (Melhor Filme / Melhor Diretor / Melhor Roteiro Adaptado / Melhor Edição), Laranja Mecânica foi tirado de cartaz do Reino Unido a mando do diretor que se revoltou com as críticas que alegavam se tratar de um filme violento demais.
Devo dizer que trata-se de um dos meus filmes preferidos, não apenas por ser uma adaptação de um dos meus livros preferidos, mas porque é realmente fabuloso!
A história é uma sátira social com uma pegada altamente psicológica que nos faz refletir sobre várias questões da nossa sociedade!
Alex é um adolescente que se interessa basicamente por música clássica, roubos, ultraviolência e abuso sexual.
Apesar do enredo extremamente pesado, o filme foi muito bem apresentado, trazendo uma sensação teatral que minimiza nossa aversão às cenas.
Depois de ser preso, Alex passa por um tratamento disponibilizado pelo governo chamado "Tratamento Ludovico", que consiste em eliminar suas atitudes violentas através do condicionamento. A partir disso, Alex passa a ser uma peça de disputa entre partidos políticos e por isso tudo, considero um filme tão reflexivo.





Boa Sorte
Boa Sorte é um filme baseado no conto de Jorge Furtado "Frontal com Fanta" que está no livro "Tarja Preta".
Lançado em 2014, o drama é estrelado pela atriz Débora Secco que arrasa no papel de Judite.
Dirigido por Carolina Jabor, Boa Sorte possui 1 hora e meia de duração.
João é um adolescente que vive em uma família aparentemente saudável, porém totalmente desestruturada! O vazio que cada membro dela possui, vai contaminando os outros, até que João decide experimentar um comprimido tarja preta de sua mãe. Depois disso, o adolescente passa a usar o remédio com frequência causando diversos incidentes que fazem com que seus pais o interne em uma clínica de reabilitação.
Assim, ele conhece Judite na clínica e vive uma história de amor inimaginável com a mulher que é HIV positivo e portadora com uma doença no fígado causada por excesso de drogas, dessa forma, ela não pode fazer uso do coquetel de controle do HIV.
O filme é absolutamente doce, leve e poético!
Sua delicadeza é apaixonante e nos faz ficar alguns dias com aquelas cenas pairando em nossas lembranças.



Melancolia
Que filme Incrível!
O diretor Lars Von Trier traz uma profunda reflexão sobre a vida com esse filme com título original de "Melancholia".
Com duração de 2 horas e 10 minutos, lançado em agosto de 2011 e estrelado por Kirsten Dunst, só consigo me perguntar onde eu estava que não assisti a esse filme antes?
Fazendo referência a Nona Sinfonia de Beethoven, Melancolia trata-se de um filme-catástrofe!
Dividido em duas partes que nos mostra o declínio de Justine enquanto a Terra está prestes a ser atingida por um planeta que sai de sua órbita e vem em nossa direção. A primeira parte nos mostra o grande esforço que Justine faz para se manter em sua festa de casamento, porém, ela é tentada a "sair de órbita", assim como o planeta Melancolia.
Na segunda parte, conhecemos a aflição de sua irmã Claire com o dia do desaparecimento da Terra. Percebemos que nas duas situações as sensações parecem ser as mesmas e que uma pessoa que sofre de depressão deve se sentir como alguém que vaga pelo universo e ao mesmo tempo tem as sensações de ansiedade de quem está prestes a morrer.
A cena em que Claire sente falta de ar e seu marido justifica dizendo que o planeta Melancolia causa essa sensação quando cruza a atmosfera terrestre, retrata bem isso.
Outra coisa muito interessante é que o filme também nos faz entender que as pessoas mais sensíveis estão mais dispostas a sofrerem dessas doenças.
O filme é profundamente psicológico e se você der um Google pode encontrar diversos estudos feitos através dele.
Denso, tenso, mas maravilhoso!





Whiplash
Com 1 hora e 47 minutos de duração, o filme é dirigido por Damien Chazelle, estrelado por Miles Teller e J.K. Simmons.
Lançado em outubro de 2014, rendeu o Oscar de melhor ator secundário para J.K Simmons, Melhor montagem para Tom Cross e Melhor mixagem de som para Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley.
A grandeza almejada por Andrew como baterista, é cada vez mais testada por seu professor Terence Fletche. E o que era para ser um filme sobre Jazz, amizade ou superação, como imaginamos, tem um final surpreendente e genial!
Um filme arrebatador que nos faz querer buscar pela grandeza que o mundo insiste em arrancar de nós!




Caminhos da Floresta
E quem diria que eu algum dia gostaria de um musical?
Com 2 horas e 5 minutos de duração, dirigido por Rob Marshall e com um elenco de peso que possui Meryl Streep, James Corden, Johnny Deep e Emily Blunt, entre outros atores geniais, Caminhos da Floresta é baseado no musical homônimo da Broadway de Stephen Sondheim, onde o enredo entrelaça os destinos de Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, João e o pé de feijão, Rapunzel e um casal de padeiros que precisam romper com um feitiço de uma bruxa para conseguirem ter um filho e formarem a família que tanto desejam.
Esse musical conquistou meu coração, porque traz uma visão moderna dos contos dos irmãos Grimm de uma forma emocionante, delicada e até mesmo engraçada.



Her
Lançado em 2014, dirigido por Spike Jonze, tem 2 horas e 6 minutos de duração, Her possui no elenco Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams, entre outros.
Depois de comprar um sistema operacional novo para seu computador, Theodore, recém separado, encontra na voz envolvente de Samantha, uma oportunidade para se apaixonar novamente.
A história de amor impossível entre Theodore e uma máquina é inacreditavelmente doce!
O filme é extremamente delicado, fala sobre solidão, tecnologia e propõe uma reflexão sobre as relações do mundo moderno.
Muito elogiado pela crítica, Her venceu o Oscar de Melhor roteiro original em 2014.































Minha listinha ainda tem:
As Virgens Suicidas
O Iluminado
O Mágico de Oz
Narradores de Javé
Cisne Negro
Boyhood
Interstellar
Mas desses vou falar em outra hora!

Fontes: http://www.adorocinema.com/
http://omelete.uol.com.br/
Imagens: https://www.pinterest.com/adoravelcaos/meus-favoritos/




Espero ter inspirado vocês para as férias!
Beijos Coloridos e Feliz Ano Novo para todos nós!
Com novas metas, novos planos e felizes recomeços!
Até ano que vem!
;)




3 comentários: