quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Conhecendo Harry (Parte II)

“A CÂMARA SECRETA FOI ABERTA. INIMIGOS DO HERDEIRO, CUIDADO.”



Depois das terríveis férias de verão na casa dos Dursley, Harry finalmente chega a Hogwarts. Mesmo depois de ter recebido a visita de Dobby, um elfo doméstico, dizendo para que o bruxinho não voltasse para a escola de magia ou coisas terríveis aconteceriam.
E é verdade que acontecem! O colégio passa por uma grande tensão depois que a gata Madame Nor-ra é encontrada petrificada e o aviso deixado na parede é muito claro: A Câmera Secreta foi aberta! 
Existe uma criatura que começa a petrificar bruxos descendentes de trouxas e toda a escola está em um grande clima de mistério!
Esse clima consegue sair das páginas e nos invade sem pedir licença. Quando nos damos conta, já estamos completamente envolvidos e devorando capítulo por capítulo cedendo ao desespero por encontrar respostas. 
E finalmente me sinto fisgada pelas aventuras de Harry, Rony e Hermione. Aventuras essas, muito bem contadas, com descrições leves e marcantes que nos fazem realmente viajar para esse universo fantástico e nos imaginar observando tudo de perto.
É possível observar que preconceito e bullying são bem explorados nesse livro. Fantasia e realidade se fundem para fazer com que crianças e adolescentes se enxerguem na leitura, contribuindo para que eles estabeleçam suas éticas morais. 
O filme é bem fiel ao livro, como disse no outro Sentimento Literário, tudo está sendo novidade, já que nunca havia lido nem assistido Harry Potter.
A sensação de ver tudo o que imaginamos tomando vida na tela, não é frustrada! Poucos detalhes são alterados e sem interferir na essência da história. 
Enfim, se para crianças e adolescentes conhecer Harry Potter pode sim ajuda-los a serem indivíduos mais críticos, para nós, meros trintões, digo que temos o prazer de visitarmos o mundo mágico de nossa infância e adolescência. Todo aquele frescor e as sensações extasiantes das descobertas são ressuscitadas com essas aventuras. E é impossível não terminar cada leitura se sentindo mais leve e mais dispostos a simplificarmos nossas vidas. 
Espero que continue assim!
Nos vemos de novo em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário